Ao criar um programa de indicação de clientes, algumas perguntas vira e mexe vem à cabeça como:


  • Como está o engajamento dos meus indicadores?
  • Minha recompensa está atrativa?
  • Como está o desempenho da minha empresa comparado com outras empresas?


Sempre que forem implementadas mudanças no seu programa como novas formas de divulgação ou até mesmo novas recompensas, meça o impacto antes e depois dessas mudanças. Lembre-se que por mais que existam empresas parecidas, nenhuma é igual a outra e o que dá certo em uma pode não dar em outra. Portanto, teste, teste, teste....


Para ajudar a responder dúvidas sobre engajamento dos indicadores, preparamos esse material onde você irá agora aprofundar seu conhecimento sobre algumas métricas importantes do seu programa de indicação que são elas:


  • Taxa de penetração; e
  • Efeito viral




TAXA DE PENETRAÇÃO


Taxa de penetração refere-se a quantas pessoas que se cadastraram no seu programa de indicação fizeram pelo menos uma indicação. A sua fórmula é: (#indicadores / #participantes).


Essa taxa irá variar de acordo com a forma que você divulga sua campanha e seus indicadores são cadastrados:


  • Cadastro via langing page da sua campanha (Self Cadastro): Esse é o formato ideal e mais recomendado pela beeviral. É quando você direciona possíveis pessoas interessadas em indicar a sua empresa a acessarem a Landing Page da sua campanha. Nessa Landing Page, as pessoas conhecerão melhor sobre o programa de indicação e poderão espontaneamente se cadastrar na campanha (desde que as recompensas sejam atrativas para ele).


           Nessa forma de divulgação, pode se esperar uma taxa de penetração em torno de 80%. Ou seja, 80% das pessoas que             se cadastrarem como indicadores na sua campanha farão ao menos uma indicação.


  • Cadastro automático ou importação de indicadores: Esse é um formato de divulgação onde você cadastra automaticamente seus indicadores e gera um link de indicação para convidar a pessoa já exibindo o link de indicação pessoal. Um exemplo clássico desse formato é ao final de uma compra no e-commerce.


Como nesse formato as pessoas são cadastradas automaticamente como indicadores da sua campanha, a taxa de penetração tende a ser bem menor. Espere algo em torno de 15% a 20% nesses casos.

O que também pode ser uma boa taxa visto que o volume de indicadores também será bem maior. Além do mais, nesse caso ainda é possível reforçar a participação do seu programa através das comunicações e via pesquisa NPS presentes na aba "Captura de Indicação" da sua campanha.




EFEITO VIRAL


O efeito viral mede o engajamento dos indicadores e também sua base de contatos (influência). Na prática significa quantas indicações em média faz cada indicador. A sua fórmula é: (#cliques / #indicadores) ou (#indicacoes / #indicadores) 


O efeito viral tem uma relação direta com a sua recompensa. Quanto mais desejada for sua recompensa, maior será o efeito viral.


Recompensas do tipo "Metas" e "Ranking", pela característica da gameficação e efeito escassez, tendem a engajar muito mais os indicadores. Mas não é todo tipo de público que se aplica esse tipo de recompensa. 


  • Para recompensas do tipo "Ação", espere algo em torno de 3 a 4 indicações média por pessoa. 
  • Para recompensas do tipo "Metas", espere algo em torno de 6 ou 7 indicações média 
  • Para recompensas do tipo "Ranking" espere algo em torno de 30 indicações por pessoa.


É claro que a consistência com que você divulga e incentiva a indicação assim como a recompensa oferecida irão influenciar muito sobre esses resultados.


Para saber mais sobre recompensas, veja esse outro artigo com dicas para escolher as melhores recompensas para a sua campanha: https://beeviral.freshdesk.com/support/solutions/articles/65000179289-dicas-para-escolher-as-melhores-recompensas