Recompensas são os incentivos para que as pessoas indiquem a sua empresa. Acertando o formato da sua recompensa, aumentará muito a taxa de sucesso do seu programa de indicações.


Não existe uma fórmula exata sobre a "recompensa ideal" pois isso sempre recomendamos que no caso de indicação de clientes, seja feito uma pesquisa para identificar quais seriam as recompensas que mais os motivariam a indicar a sua empresa. Clique aqui para saber como realizar essa pesquisa: https://beeviral.freshdesk.com/support/solutions/articles/65000180498-sugest%C3%A3o-de-e-mail-para-pesquisa-sobre-recompensas


Uma vez definido as opções de recompensa, vamos falar sobre mais alguns pontos importantes:


O CUSTO DAS SUAS RECOMPENSAS


Uma das grandes vantagens de um programa de indicação de clientes é o baixo custo para aquisição de um novo cliente, portanto, é importante que o custo das suas recompensas não ultrapasse seu CAC (custo de aquisição de clientes) atual. 


Caso você seja uma empresa de serviço recorrente, outro parâmetro que você pode usar para definir o custo máximo da sua recompensa é o LTV (Life Time Value) que significa o quanto em média um cliente gasta com a sua empresa durante toda a vida que ele permaneceu como seu cliente. Dica: mantenha o custo máximo das suas recompensas em até 1% do seu LTV.



SUGESTÕES DE RECOMPENSAS (Apenas caso você não tenha conseguido fazer a pesquisa com seus clientes)


As recompensas mudam de acordo com o publico que está indicando a sua empresa:


  • INDICAÇÕES DE INFLUENCIADORES: Influenciadores são pessoas que fazem indicações buscando exclusivamente recompensas e normalmente recompensas em dinheiro. Esses valores podem ser um valor fixo (ex: R$ 50,00) ou um percentual sobre a venda indicada (ex: 10% do valor da venda indicada). Lembre-se que na beeviral você tem a opção de automatizar esse pagamento através do PicPay.

  • INDICAÇÕES DE CLIENTES: Lembre-se que o incentivo numero 1 para seu cliente indicar sua empresa é a SATISFAÇÃO. Sem isso, não há recompensas que o fará indicar a sua empresa. Veja algumas informações importantes em relação a indicação de clientes:

    • Mapeie a classe social do seu cliente. Isso será um fator importante para decidir que tipo recompensa que você pode oferecer ao seu publico pelas indicações. Clientes da classe C, D e E são muito estimulados a fazer indicação por recompensas que submetam à uma renda extra como por exemplo "Um Pix de 100,00".

    • Já públicos da classe A e B não querem se ver como "vendedor" da sua empresa. Portanto, sempre que possível ofereça também algum tipo de benefício para a pessoa indicada. Dessa forma, seu cliente estará "presenteando" um amigo ao invés de "apenas indicando uma empresa". Isso irá aumentar muuuuito as suas indicações. Outra dica para conquistar indicações de público classe A e B é surpreendê-los com experiências exclusivas. Por exemplo: Que tal presenteá-lo com uma garrafa de vinho personalizado com seu nome? (https://lojasalton.com.br/products/edicao-exclusiva-paradoxo-corte-rotulo-personalizado-salton)

    • Uma outra alternativa para clientes são recompensas que submetam a cashback ou descontos para upgrades de serviços, dessa forma, além de você conquistar uma nova venda através de indicação, seu cliente ainda precisa comprar novamente com você para "retirar sua recompensa". Mas lembre-se que esse tipo de recompensa só faz sentido se o seu público compra constantemente com você.

    • Você também pode optar por presentes. Veja uma lista de sugestões:
      • Existem muitos sites na internet que podem servir de inspiração para você definir os presentes para seus clientes. O site da amazon (https://www.amazon.com.br), por exemplo, é uma excelente pedida pois além servir de inspiração, você pode comprar por lá e mandar entregar na casa do seu cliente.

      • Vouchers de restaurantes ou cafés também são ótimas pedidas

      • Outra opção também é dar gift cards para que seus clientes escolham os presentes que mais agradam a ele

      • Enfim, não há limites por aqui. O importante é testar, testar e testar....