Eventos ou lançamentos podem se beneficiar de um programa de indicação de clientes para aumentar sua base de inscrição através de um efeito viral onde quanto mais inscritos mais indicações e quanto mais indicações mais novos inscrições.


Essa cartilha tem o objetivo de ser um guia para auxiliá-lo na configuração do seu programa de indicação de clientes na beeviral.


Veja essas dicas práticas para estruturar seu programa de indicação de clientes que são baseado nos 4 pilares de um canal de vendas por indicação.


PONTOS DE CAPTURA DE INDICAÇÃO: Aqui serão definidos como serão solicitados indicações aos seus leads inscritos


  • Após a inscrição de um participante:  Vá na aba configurações da sua campanha, seção "Widget (janela com pedido de indicação)" e clique em "Exibir Script". Copie e cole o código colocando para ser executado na página de agradecimento pela inscrição (página de thank you page).  Mas atenção: não use esse recurso caso seu objetivo seja ainda direcionar os inscritos para grupos no whatsapp ou telegram pois um pedido de indicação nesse momento poderá tirar o foco da inscrição no grupo.


  • Convite para indicação nos grupos de whatsapp/telegram de inscritos:  Ao clicar na aba "Captura de indicação" você terá acesso ao link de "Cadastro de Indicadores". Você poderá divulgar esse link nos grupos de whatsapp/telegram das pessoas que já estão inscritas no seu evento convidando-os a indicar amigos. Clicando no botão de "Editar" você poderá customizar a landing page do seu programa de indicação.  Clique aqui para saber como customizar a landing page do seu programa de indicação.


DESTINO DA INDICAÇÃO: Local para onde as pessoas indicadas serão direcionadas


  • Vá na aba "Destino" da sua campanha e informe a URL de inscrição do seu evento. Com isso, toda indicação irá direcionar a pessoa indicada para a sua landing page passando alguns parâmetros na URL como a fonte do tráfego (utm_source=beeviral) além de outras informações a respeito do indicador. Dependendo do seu site, você pode recuperar as informações do indicador que são passados da URL e personalizar a página da inscrição do evento com essas informações.



REGISTRO DA CONVERSÃO: Como identificar que uma compra veio através de indicação e de quem


Existem duas possibilidades da beeviral identificar que uma inscrição foi originada através de indicação.


  • Widget de indicação: O widget de indicação que você utiliza para pedir indicação no final da inscrição também já possui o recurso de script de conversão. Dessa forma, caso você esteja pedindo indicação ao final da inscrição, nada mais precisa ser feito!


  • Script de conversão: Vá na aba "Integrações" e na sessão "Script de Conversão". Você pode utilizar dois tipos de scripts de conversão:
    • Identificado: Onde você pode informar no script os dados da pessoa que acabou de se inscrever no seu evento. Dessa forma, você poderá avisar e agradecer ao seu indicador pela indicação do "Pedrinho", por exemplo.

    • Não Identificado: Dependendo do seu site, talvez não seja possível recuperar os dados do comprador via script (mas na graaaande maioria dos sites é possível. Veja com o suporte do seu site). Se esse for o seu caso, você poderá inserir o script de conversão não identificado. Você irá registrar as conversões originadas por indicação da mesma forma, apenas não será possível informar a beeviral os dados da pessoa que se inscreveu.


Os scripts de conversão podem ser inseridos normalmente via GTM (Google Tag Manager). Para isso, basta adicionar uma Tag do tipo "Custom HTML" e informar que será disparado apenas na página de checkout. Veja um exemplo:






RECOMPENSAS: Defina quais serão as recompensas e como seus indicadores serão recompensados


É muito importante pensar no perfil dos seus clientes. Dessa forma, você poderá definir recompensas que de fato incentivem seus clientes a indicarem a sua loja.


As melhores recompensas para eventos ou lançamentos são recompensas que submetam à experiências exclusivas durante o evento como mentorias exclusivas, por exemplo. Dessa forma, além de conquistar novas inscrições através de indicação, seu cliente  estará ainda mais engajado com você.


Uma forma que também funciona muito bem são recompensas do tipo "Metas", ou seja, as recompensas aumentam a medida que seu cliente atinge determinadas metas de indicação. Exemplo: 1 indicação 3 horas de mentoria, 5 indicações 10 horas de mentoria, etc... Mas lembre-se, nesse caso as recompensas são acumulativas, ou seja, ao atingir 5 indicações, seu cliente terá direito a 15 horas de mentoria.


Clique aqui e veja mais informações sobre como selecionar as melhores recompensas


Vá na aba "Recompensas" da sua campanha e configure as recompensas que melhor se adaptem ao perfil dos seus clientes e lembre-se que tudo é teste. É muito comum você mudar suas recompensas a cada mês e comprar a performance dos resultados com cada tipo de incentivo.



A COMUNICAÇÃO COM SEU INDICADOR: Automatize determinadas ações para informar aos seus clientes sobre o andamento de suas indicações


Na aba "Comunicação" você pode configurar todas as comunicações que deseja ativar com seus indicadores. As comunicações mais importantes para campanhas de eventos ou lançamentos são: 

  • Boas-vindas: Disparado quando a pessoa se cadastra no seu programa de indicação;


  • Recompensa: Disparado quando seu indicador já possui direito a ganhar uma recompensa, ou seja, a indicação foi convertida em novas inscrições (Caso a aba "Recompensa" esteja definida como "conversão);


  • Definir Recompensa: Quando você oferecer mais de uma opção de recompensa ao seu cliente, esse será o e-mail disparado. Nele estará informando que seu cliente possui direito a ganhar uma recompensa e ele deverá escolher dentre as recompensas que estão marcadas na aba "Recompensas".



OUTROS PONTOS DE CONFIGURAÇÃO IMPORTANTES PARA O SEU PROGRAMA DE INDICAÇÃO:


Na aba "Textos" você deve definir algumas opções importantes:


  • Os termos do seu programa de indicação: Regras sobre o prazo do pagamento da recompensa, formas de indicação, etc... Dizer que não se aplicam as inscrições canceladas, etc... Todas essas regras devem ser inseridas nesse local;


  • Descrição das recompensas: Aqui você poderá apagar o conteúdo "#DESCRICAO-DAS-RECOMPENSAS#" e descrever da forma mais clara possível as recompensas e as regras para que a pessoa tenha direito a ganhar a recompensa;


  • Texto padrão para indicação via whatsapp, redes sociais e e-mail: Aqui entra um dos pontos mais importantes da sua campanha. Refere-se a como seu cliente falará do seu evento para os amigos dele. Use uma frase bem bacana e impactante para que a pessoa indicada sinta vontade de clicar no link de indicação e seja direcionado para o seu site.



Clique aqui e veja como organizamos essas ações por diferentes perfis de profissionais