Ao criar seu programa de indicação de clientes, você precisa ter em mente 4 pilares que serão às principais estruturas desse seu novo canal de vendas:


  • Os pontos de captura de indicação: Esse é um dos principais pilares do seu programa de indicação. Refere-se a como você irá pedir indicação ao seu cliente. Você precisa pensar no fluxo de interação do seu cliente enquanto ele utiliza o seu serviço. Por exemplo: Se você é um e-commerce, um momento importante de pedir indicação ao seu cliente á no final de uma compra online. Se você possui uma plataforma online você pode inserir um botão no seu menu chamado "Indique amigo", Se você é uma loja ou espaço físico, pode ter alguns banners com QR Code divulgando seu programa de indicação de clientes, etc....


  • O destino da indicação: Para onde serão direcionadas as pessoas que forem indicadas? Serão encaminhas para um site, para uma conversa via whatsapp com seu time comercial, para um loja física, etc...


  • Recompensas (O incentivo ao indicador): Quais e de que forma seus indicadores serão recompensados pelas indicações. Você deve definir se as recompensas serão dadas apenas pelas indicações ou apenas para indicações que resultarem em novas vendas. Também deve definir se a cada conversão seus indicadores terão direito a mesma recompensa ou se ao atingir determinas metas as recompensas ficam melhores.


  • A comunicação com seu indicadores: A transparência é o principal fator de sucesso do seu programa de indicações no longo prazo. É de extrema importância automatizar a comunicação com seus indicadores para ter certeza que não irá deixar de avisa-lo que recebeu uma indicação vinda dele ou que já possui direito a receber a recompensa, por exemplo.


Assista nosso vídeo sobre os 4 pilares de um programa de indicação de clientes: